logo-pedro

Vereadores repercutem São João de Paço do Lumiar e cobram explicações sobre o auxílio do carnaval

Os festejos juninos no município, a valorização dos artistas e grupos locais, e o pagamento de Auxilio Emergencial Cultural do Carnaval foram destaques na 23ª Sessão Legislativa desta terça-feira (21). 


Parlamentares usaram a tribuna e mencionaram a programação oficial da Prefeitura de Paço do Lumiar e cobraram explicações sobre o edital para contratação das atrações, e o apoio aos arraiais comunitários.

O vereador Fernando Feitosa questionou o processo de seleção de artistas, uma vez que fazedores de cultura luminense não foram contemplados com apresentações nos arraiais oficiais. Na oportunidade, apresentou Requerimento Nº 04/2021, de sua autoria, que solicita à Secretaria Municipal de Cultura – SEMCEL, informações sobre entidades e pessoas físicas que receberam o Auxílio do Carnaval deste ano, respectivos valores pagos e endereço dos beneficiários.


Acompanhando a pauta cultural, o vereador Miércio Martins, também reforçou a necessidade das informações sobre recursos e repasses efetuados pelo Executivo aos artistas do carnaval, e parabenizou a atuação dos colegas – edis – acerca do parque de diversões na Praça da Família, corroborando para sua instalação em novo local.


O líder de Governo, vereador Jorge Marú, comentou sobre o São João da Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem proporcionado noites de grande alegria e valorização da cultura local, com a participação de grupos juninos de relevante representatividade no bumba-meu-boi, e danças diversas do período.


A vereadora Orlete Mafra, em seu pronunciamento, convidou os colegas de parlamento para o tradicional Encontro de Bumba – Meu – Bois de Orquestra, organizado pela parlamentar há mais de 30 anos no conjunto Maiobão. A festa de cunho religioso em agradecimento aos santos juninos pela sua saúde e de seus entes, acontecerá no próximo dia 28 de junho, em sua residência.


Ordem do Dia


A pauta do dia contemplou ainda a votação do PL Nº 25/2022 de autoria do vereador Mauro Multibancos, que pretende incluir no calendário de Paço do Lumiar, o “Dia Municipal pela Valorização dos Conselheiros Tutelares”; o PL Nº 06/2022 do Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023; e o PL Nº 34/2022, de autoria da vereadora Drielle da Pindoba, que pretende instituir o “Dia e a Semana do Brincar”, no calendário oficial do município de Paço do Lumiar. 


As respectivas proposições foram aprovadas e seguem em regime de tramitação normal.

Durante a sessão foi aberta consulta ao plenário para definir os representantes do legislativo no Conselho Municipal de Educação – CME, que reconduziu o vereador Wellington Sousa (titular), e o vereador Inácio Ferreira (suplente), aos cargos de conselheiros. Para o vereador Wellington, “essa recondução é muito importante para a continuidade do plano de ação, com vistas, sempre, à melhoria da política municipal de educação”.
Da Ascom