logo-pedro

TCU autoriza retomada de obras de duplicação da BR-135

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o início das obras de duplicação da BR-135. Nesta primeira fase, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve executar apenas o serviço em um subtrecho de 18 quilômetros entre os municípios de Bacabeira e Santa Rita.

MA10 – A obra vai melhorar as condições para o transporte de produtos, reduzir o tempo de percurso dos usuários e garantir mais segurança no trânsito.

“É fundamental o reinício da obra da BR-135, Maranhão, da duplicação do trecho de Bacabeira até Miranda do Norte. A BR-135, no final, é a única via de acesso à capital São Luís, e está sendo cada vez mais carregada em função do crescimento do agronegócio. Hoje, já temos milhões de toneladas de grãos que acessam o Porto de Itaqui, via 135”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes.

Tarcísio Gomes ressaltou os benefícios que a duplicação vai trazer a quem trafega pela BR-135/MA. “No final das contas, a obra que vai ser feita de duplicação vai proporcionar segurança, melhoria do serviço prestado ao usuário, vai salvar vidas, vai diminuir o tempo de viagem e vai diminuir o custo logístico”, afirmou.

Obra de duplicação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a duplicação busca causar o menor impacto possível nas comunidades quilombolas que vivem na região. Durante as obras iniciais, os trabalhadores não terão contato com essas comunidades, já que elas não se encontram na faixa de domínio ao subtrecho.

Logo após a pandemia, será realizada uma audiência pública para assegurar a ampla participação das comunidades envolvidas.