logo-pedro

SEMUS promove capacitação sobre o manuseio da Qdenga

Capa_1454
Saber o protocolo do Qdengue proporciona uma melhor eficácia durante o combate à dengue. FOTO: LEVI
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde realizou treinamento para gestores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde sobre o protocolo do imunizante da Dengue – Qdenga. O objetivo é proporcionar a esses profissionais o conhecimento necessário para a vacinação em Paço do Lumiar.
A vacinação começa nesta terça-feira (20) para crianças de 10 e 11 anos. Neste primeiro momento, o imunizante estará disponível apenas nas UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Oliveira, destaca a importância da qualificação profissional para um melhor desempenho durante as ações de imunização. “As equipes técnicas de Paço do Lumiar estão totalmente preparadas para cuidar dos usuários do SUS da forma que eles merecem, pois aprimoram cada vez mais seus conhecimentos com treinamentos conforme as orientações do Ministério da Saúde. Isso demonstra o compromisso da gestão pública com o bem-estar da população”, afirma a secretária Danielle.
A chefe do Departamento de Imunização da Semus, Layla Trindade, reforça a importância da capacitação para os integrantes das UBS. “Estamos realizando o treinamento da incorporação da vacina da dengue no SUS para todos os profissionais de saúde, a fim de que tenham conhecimento técnico sobre as orientações necessárias para o manuseio do imunizante”, explica Layla.
Paço do Lumiar recebeu, neste primeiro momento, 4.337 doses da vacina como mais um reforço no enfrentamento à dengue. Isso se junta ao trabalho da equipe técnica dos agentes de combate às endemias, contribuindo para a luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.