O Dia D de Combate à Dengue foi realizado na UEB Cumbique
A prefeitura de Paço do Lumiar intensificou a Campanha de conscientização de combate à dengue nas escolas, buscando a comunidade escolar como maior aliado nessa guerra contra o mosquito. Uma ação conjunta das Secretarias municipais de Saúde e Educação – Dia D de Combate à Dengue nas Escolas tem como meta levar orientação e conscientização para os colégios sobre os riscos e prevenção de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação está sendo promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em algumas Unidades Básicas de Ensino.
Nesta terça-feira (27), o Dia D de Combate à Dengue nas Escolas foi realizado na UEB Cumbique. A Secretaria de Saúde (Semus) contribuiu com o grupo do PSE com palestras orientativas ministradas pela equipe da Divisão de Arbovirose, Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Na oportunidade, também foi realizada pela equipe de Imunização da Semus a vacinação dos pré-adolescentes com 10 e 11 anos com o imunizante Qdenga, além da atualização vacinal.
A secretária da Semus, Danielle Oliveira, reforça a parceria entre Semus e Semed com a realização de ações que visam fortalecer a gestão pública municipal. “Hoje estamos mais uma vez levando para as escolas municipais serviços em saúde extremamente necessários para o combate à dengue em nosso município: orientação e imunização. Atendendo às necessidades de crianças de 10 e 11 anos. Um trabalho conjunto de duas grandes pastas, fazendo a diferença não só dos estudantes, mas também de suas famílias”, endossa Danielle.
A equipe de Divisão de Arboviroses da Semus levou além de orientação, momentos lúdicos para a comunidade estudantil com a participação do mosquito Aedes aegypti e dos Agentes Comunitários e de Endemias que são os profissionais que diariamente estão de porta em porta monitorando os focos de criadouros da dengue nos bairros de Paço do Lumiar.
A chefe de Divisão de Arbovirose, Taina Marques, explica que ao longo da ação, os alunos conheceram um pouco mais sobre o mosquito transmissor da dengue. “Durante a palestra abordamos de forma lúdica sobre os riscos de contaminação pelo Aedes Aegypti. Também tratamos sobre os cuidados diários dentro de casa e no ambiente escolar. Esses estudantes são os verdadeiros multiplicadores dessas informações e é através deles que conseguimos alcançar milhares de famílias e desmistificar algumas ideias que são propagadas de forma incorreta”, afirma Taina.
O marco da participação da Semus durante a programação foi a vacinação dos alunos de 10 e 11 anos com o imunizante com a Qdenga. A chefe de Divisão de Imunização da Semus, Layla Trindade, reforça que a Semed é a maior parceira da Semus, no quesito mobilização da classe estudantil para atualização vacinal. “As duas pastas estão sempre trabalhando em parceria, e o o PSE é o maior exemplo, uma ação que leva para dentro das escolas serviços de saúde. Hoje, mais uma vez trouxemos para os estudantes com 10 e 11 anos o imunizante Qdenga e t.