Seminário ‘Turismo de Base Comunitária, vivências do saber’ Acontece em São Luís

far

A programação conta com exposição fotográfica que reúne uma coletânea de 30 quadros com fotos inéditas produzidas por quilombolas de 15 quilombos

São Luís, Maranhão – O Instituto de Políticas Sustentáveis do Maranhão (INSPOSUMA), Rota dos Quilombos do Maranhão e Vale realizam o seminário “Turismo de Base Comunitária, vivências do saber”, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro de 2025 na Galeria Trapiche, localizada à Praça Pedro II, 241, no Centro Histórico em São Luís, MA.
O evento, que visa promover o diálogo sobre empreendedorismo afro e estratégias de geração de renda, foca nas comunidades quilombolas e destaca a cultura, a história e os desafios enfrentados no Maranhão. A programação foi desenvolvida para oferecer aos participantes experiências sensoriais e inspiradoras, incluindo rodas de conversa, exposições fotográficas e apresentações culturais.

Um dos marcos do seminário será o lançamento do site “Rota dos Quilombos”, uma plataforma que visa a integração da cultura quilombola com o turismo de base comunitária, proporcionando uma nova forma de valorização das tradições locais.

Exposição fotográfica – O olhar dos quilombolas será retratado na exposição fotográfica “Nada sobre nós sem nós”, que traz uma coletânea de 30 telas com fotos inéditas produzidas por quilombolas de 15 quilombos localizados nos municípios de Santa Rita, Anajatuba e Itapecuru Mirim. A Exposição faz parte da programação do Seminário “Turismo de Base Comunitária, vivências do saber”, abrindo o evento no primeiro dia e convidando o público a sentir, perceber o quilombo, por meio das imagens captadas pelos quilombolas.

O Seminário “Turismo de Base Comunitária, vivências do saber”, surge como uma oportunidade de o público participante interagir com líderes quilombolas e jovens fotógrafos, em atividades pensadas para fomentar parcerias e promover vivências autênticas das comunidades. A atividade faz parte do Programa de Fortalecimento e Socialização da Cultura Quilombola das Ações Transitória do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBACQ), implementadas pelo INSPOSUMA, executado pela Vale, fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares e Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria de Cultura e Galeria Trapiche.

Programação
Dia 22/01/25
14h – Boas-vindas e roda de conversa sobre a fotografia como instrumento de comunicação social.
15h – Visita guiada pela exposição de fotos.
16h00 – Apresentação cultural com a jovens quilombola.
16h30 – Coquetel de encerramento do dia.
Dia 23/01/25

Atividades

9h30 – Roda de conversa ” Entendendo o Turismo de Base Comunitária” com quilombolas da ACONERUQ ( Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do MA) e Quilombolas da Rota dos Quilombos. Mentoria Profª Dra. Mônica Nazaré Ferreira de Araújo.
14h – Plenária: Aspectos da Cultura Quilombola, vivências do saber e a relação com bem viver. Experiência da rota dos quilombos. Facilitação iBlack consultoria.

Discussão sobre a rota dos quilombos e sua relação com o bem viver.
15h – Apresentação dialogada e lançamento oficial do site “Rota dos Quilombos”.
16h -Coquetel de celebração e apresentação cultural.
17h -Encerramento do seminário.
Mais informações e contatos para entrevistas:
Zina Nicácio (98) 97000 8175