Os alunos da rede luminense de ensino tiveram uma quinta-feira diferente. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Paço do Lumiar, por meio do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE), promoveu uma série de atividades em todas as escolas neste dia 21 de abril, Dia Internacional da Síndrome de Down.
Durante todo o dia, as escolas se tornaram palco de ações voltadas para a conscientização e inclusão dos alunos com Síndrome de Down e de toda a comunidade escolar. As atividades incluíram rodas de conversa, palestras ministradas por profissionais especializados, contação de histórias, exibição de vídeos educativos e a distribuição de materiais informativos, como folders.
O objetivo principal dessas iniciativas foi sensibilizar os alunos, professores, funcionários e pais sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade dentro e fora da sala de aula. Através do diálogo e da troca de experiências, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre a Síndrome de Down e refletir sobre formas de promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças.
Para Yanne Pessoa, secretária municipal de Educação, “é fundamental que a escola seja um espaço onde todos se sintam acolhidos e respeitados, independentemente de suas características individuais. Celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down não apenas nos permite conscientizar sobre as necessidades e potenciais das pessoas com essa condição, mas também nos impulsiona a refletir sobre como podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”.
A coordenadora do DAEE, Nathália Rissane, comemorou a mobilização da rede municipal.
“Hoje vivenciamos de perto a experiência de cada estudante luminense, é importante combater esse tipo de preconceito dentro e fora da sala de aula e a recepção dos alunos foi muito positiva. As gestões escolares estão de parabéns por terem abraçado a ideia”, ressaltou a coordenadora.
As atividades realizadas pela Semed de Paço do Lumiar evidenciam o compromisso do município em promover uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo o acesso de todos os alunos a uma educação que respeite e valorize suas diferenças.