logo-pedro

SEMCTI e UFMA alinham detalhes para Semana de Ciência e Tecnologia em Paço do Lumiar

Na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), esteve presente em uma reunião, na Universidade Federal do maranhão (UFMA), com a professora, nutricionista, e pesquisadora Drª Maria Tereza Froes. Na ocasião, foram ajustados os últimos acertos para o inicio da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de setembro.

Dentre a programação, o carro chefe do evento será a execução do projeto’ Agravos Nutricionais e Anemia em Escolas do Município de Paço do Lumiar”, que tem como principal objetivo diagnosticar através de exames, se o aluno está com algum problema de saúde que pode estar afetando no desenvolvimento dele.

O professor de ciências e pesquisador, Diego Marinho, explicou como será a execução do trabalho e os benefícios práticos para o desenvolvimento dos estudantes luminenses. “O nosso objetivo é fazer uma investigação de qualquer morbidade relacionada ao desenvolvimento do aluno. Esse inquérito está sendo realizado em parceria com a UFMA. A partir do resultado, iremos propor ações de Políticas Públicas que possam sanar o problema”, destacou o professor

A Secretária da SEMCTI, Elizabeth Diniz, destacou a importância da parceria para os alunos do município. ‘ A proposta é toda voltada para a comunidade escolar. Ela visa fazer um estudo científico antropométrico e de anemia para identificar algum distúrbio que possa estar interferindo, por exemplo, na aprendizagem do aluno”, disse a secretária.

A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Maranhão, Dr.ª Maria Tereza Frota, destacou a relevância da investigação para os munícipes. ‘ Esse programa é de grande importância, não só pra comunidade acadêmica, como também para o município. Ele representa uma interação entre o fazer ciência da Academia, com o diferencial de colocar em prática para servir à comunidade”, explicou Maria Tereza.