O Partido Novo em São Luís, abriu diálogo com três pré-candidatos a prefeito. Os deputados estaduais Yglésio Moisés, Wellington do Curso estão entre os favoritos para conseguir a chancela da sigla, mas também o ex-secretário de Indústria e Comércio do Maranhão e ex-deputado federal Simplício Araújo pode receber as bênçãos do partido.
Na última semana, os dois parlamentares tiveram reuniões com o presidente do Novo, Leonardo Arruda, e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que ficou como segundo colocado na eleição de 2022 ao governo do Maranhão.
Ambos, nas suas redes sociais, classificaram os diálogos como proveitosos.
“Concluindo reunião com o amigo @lahesiobonfimoficial e @leonardoarruda30, presidente estadual do @novo30ma. Proveitosa reunião e na pauta: nossa pré-candidatura à prefeitura de São Luís, fortalecimento, crescimento e viabilidades de pré-candidaturas para vereadores e prefeitos pelo @novo30ma em 2024 e candidaturas fortes ao governo, senado, câmara e assembleia em 2026. Com muito trabalho, dedicação e de forma compartilhada transformar o @novo30ma em dos grandes partidos do estado do Maranhão, sob a presidência de Leonardo Arruda! Estamos à disposição da população de São Luís e do @novo30ma para construir um grande plano de governo pra nossa capital, com mais oportunidades, crescimento e uma cidade melhor pra todos! Agradeço aos amigos Lahésio Bonfim e Leonardo Arruda pela atenção, carinho e confiança!”, comentou Do Curso.
“A Direita maranhense segue unida em prol do desenvolvimento de São Luís e do Maranhão! Conversa excelente com @leonardoarruda30 , presidente do Partido Novo no Maranhão e com @Lahesiobonfinoficial, sobre as eleições 2024 e o futuro do @partidonovo30!”, pontuou Yglésio.
Wellington foi reeleito pelo PSC, partido que foi incorporado pelo Podemos.
Como tratou-se de fusão, ele não corre risco de perder o mandato em caso de mudança de endereço partidário.
No entanto, tira o sono do parlamentar, pelo menos por enquanto, o fato de ainda não ter sido realizado o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) da Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada contra o PSC acusando a direção do partido de fraude à cota de gênero na eleição de deputado estadual em 2022.
Já Yglésio, na Justiça Eleitoral, recebeu autorização para deixar o PSB, sigla pela qual foi reeleito.
Ele aguarda, porém, a finalização do julgamento dos embargos protocolados pelo diretório estadual do partido.
Ambos os casos, vale destacar, também deverão ser analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de pouco provável, Simplício Araújo também tem se reunido com a direção estadual do partido, a fim de buscar uma viabilidade de disputar a prefeitura de São Luís, e manter o nome vivo para 2026.