Na prática, os alunos puderam observar pautas que já vinham sendo debatidas anteriormente em sala de aula.
Preservação de praia e áreas costeiras é tema de ação do programa Ambienta Jovens |
A Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU) realizou na sexta-feira (6) uma ação socioeducativa e ambiental na praia de “Olho de Porco”, em Paço do Lumiar. A visita ao local integra o cronograma instituído pelo “Programa Ambienta Jovens”, executado pela Coordenação de Juventude da secretaria, através da Divisão de Programas para a juventude da secretaria.
Com foco na geração consciente, no descarte inadequado de resíduos sólidos e nos prejuízos para o meio ambiente, a atividade prática na área costeira contou com a cooperação de técnicos de outras seis secretarias da gestão municipal, conduzida pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB). Entre elas estão: SEMCEL (Cultura, Esporte e Lazer), SEMCTI (Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável), SEMICT (Indústria, Comércio e Turismo), SEMAPA (Agricultura, Pesca e Abastecimento), SEMAP (Meio Ambiente e Recursos Naturais) e SEMED (Educação). Esta é a terceira atividade realizada pelos condutores do programa desde o término do período de férias dos estudantes da rede pública de ensino.
“Na prática, os alunos puderam observar pautas que já vinham sendo debatidas anteriormente em sala de aula, mais especificamente desde agosto”, explicou a cientista social Rafaelly Santos, chefe do departamento de Programas para a juventude/SEMDHU.
O calendário prevê que sejam feitos exercícios desta natureza a cada mês na rede municipal, além de palestras ou rodas de diálogos, seguidas de vivência prática e disseminação das informações e conhecimentos adquiridos. Isso promove sensibilização sobre os espaços ambientais e culturais presentes no município, além de incentivar nos estudantes a elaboração de projetos, tanto individuais como coletivos, estimulando intervenções de preservação em suas comunidades.
Post Views: 5