logo-pedro

Prefeitura de Paço do Lumiar distribui kits de absorventes reutilizáveis via CRAS

A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da SEMDES tem destinado para mulheres luminenses em situação de vulnerabilidade social e econômica, uma atenção toda especial. Mediante rodas de conversa e visitas em comunidades, elas estão sendo orientadas sobre direitos, noções de autocuidado e também recebendo kits de absorventes higiênicos reutilizáveis, como forma de combater a “pobreza menstrual”.


As ações ocorrem nos bairros e comunidades de Paço do Lumiar, executadas pelas equipes do CRA’s, Centros de Referência de Assistência Social do Maiobão, Tambaú (Joaquim de Melo Póvoas) e Morada do Bosque. Desde que foram iniciadas ainda em agosto deste ano elas já permitiram a abordagem em 10 comunidades (Maria Firmina, Sítio Natureza, Primavera, Vila Cafeteira, Cururuca, Vila Nazaré, Mocajutuba, Pau Deitado, Novo Paço, Residencial Orquídea) beneficiando diretamente cerca de quase 700 adolescentes e mulheres com a distribuição e entrega destes kits contendo: dois absorventes reutilizáveis de pano e guia de instrução para higiene, limpeza e conservação dos itens.

“O impacto social destas ações está ligado intimamente à melhoria da qualidade de vida destas mulheres. Não é apenas uma simples distribuição, tem a ver com saúde e a autoestima de centenas de meninas e mulheres que, nem sempre dispõem à mão de absorventes higiênicos industrializados, e por tanto, sofrem os danos da chamada pobreza menstrual”, frisa a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz Lima.

A distribuição destes absorventes via CRA’s é apenas uma das etapas que integram um projeto maior. A prefeitura de Paço do Lumiar em parceria com a BRK Ambiental, propiciou a confecção deste tipo de absorvente por meio do programa “Mulheres mais Renda” que fomentou, treinou e gerou renda para mulheres costureiras na fabricação deste artigo produzindo quase 7 mil peças, parte desta produção, foi voltada à distribuição gratuita visando atingir meninas e mulheres de Paço do lumiar.

“Estamos trabalhando para cada vez mais empoderar mulheres, seja contribuindo para que elas tenham autoestima e sua independência financeira, ou ainda, garantindo oportunidades de que elas possam ter o básico, a exemplo desta distribuição via CRAS, dos absorventes reutilizáveis para estas moradoras em suas comunidades”, afirmou a prefeita Paula Azevedo.