Prefeita Paula Azevedo empossa conselheiros titulares e adjuntos do COMPIR

Capa_1611
A divisão estrutural na composição contemplou cinco membros oriundos do poder público e outros cinco que trazem o peso da sociedade civil. FOTO: DIVULGAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (8), a prefeitura de Paço do Lumiar realizou a solenidade de posse dos Conselheiros Municipais de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O Biênio 2024/2026 será composto por 10 Conselheiros titulares e seus respectivos suplentes.
O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura e contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), da secretária de Direitos Humanos- Hélica Silva e do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Marú(SD).
Na oportunidade, a gestora Luminense endossou que a criação do Conselho é um compromisso de sua gestão. “É o compromisso da gestão manter os Conselhos já criados e criar novos. Hoje estamos dando posse aos conselheiros da Igualdade Racial para o mandato do biênio 2024 a 2026, ordenada pela secretaria dos Direitos Humanos. Os Conselhos têm um papel muito importante, uma extensão da gestão que nos ajuda a conduzir as políticas públicas e fazer com que elas sejam ampliadas e executadas da forma correta”, frisa a prefeita.
A secretária Hélica Silva, enfatiza a implementação dos Conselhos Municipais desde o início da gestão. “É com muita alegria que hoje damos posse aos Conselheiros e Conselheiras neste importante órgão. A Lei foi criada em 2015 e a gestão Paula Azevedo implementa o Conselho, empossando e valorizando o controle social através da organização da sociedade civil. Os Conselhos são instrumentos primordiais para possamos fazer com que às políticas públicas sejam efetivadas”, conclui a secretária.
A divisão estrutural na composição contemplou cinco membros oriundos do poder público e outros cinco que trazem o peso da sociedade civil para os debates sobre a política destinada para esta parcela da população.  Um dos empossados nesta manhã, Antônio Henrique França Costa, fala da importância da criação do COMPIR. “A criação do Conselho de Igualdade Racial é importantíssima para a implementação das políticas públicas. E esse Conselho tem um grande significado para todos nós porque é fruto de uma luta  dos movimentos negros, de mulheres juntamente com os povos de terreiro”, disse.