logo-pedro

Possíveis nomes para disputar a prefeitura de Paço do Lumiar em 2024

Todos de olho na galinha dos ovos de ouro!

Fred, Gilberto e Maru são os mais prováveis candidatos a prefeito em 2024 

Paço do Lumiar – Com o fim das eleições de 2022, faltando mais de um ano para as eleições municipais, diversas lideranças políticas luminense começam a se mexer em busca de viabilização para um projeto majoritário, claro, de olho na galinha dos ovos de ouro.


Em uma análise fria, baseada no desempenho eleitoral destas eleições, e nas últimas movimentações do tabuleiro político, é possível desenhar um eventual cenário para 2024.

Fred Campos, Gilberto Aroso, Jorge Maru e Inaldo Pereira são os nomes que estão na prateleira de cima da política de Paço do Lumiar, seja pela condição em que estão ocupando cargo público, ou pela influência e recall eleitoral.

O advogado Fred Campos mostrou mais uma vez, que continua se sobressaindo nas articulações políticas, embora, por hora esteja inelegível, Campos pode mais a frente se desfazer dessa amarra jurídica-eleitoral. Os candidatos apoiados por ele saíram de Paço com votações muito boas, o que o coloca nesta disputa pela prefeitura municipal.

Apesar de muitos afirmarem que ele não tem mais vez, o que é um leigo engano, o ex-prefeito Gilberto Aroso mostra que está mais vivo do que nunca na política luminense. Um dos mais experientes e articulados do município, o ex-gestor conseguiu ajudar Roseana Sarney a sair com uma votação expressiva de Paço e por isso, não deve ser descartado do pleito de 2024.

Outro que pode alçar voo mirando o cargo de prefeito é o vereador e a partir de 2023 presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru. Com experiência de três mandados, e o segundo poder do município sob seu domínio, o parlamentar tem a faca e o queijo na mão para chegar ao objetivo que sempre desejou. Maru terá que acima de tudo ser habilidoso para conseguir consolidar o seu nome para prefeito de Paço do Lumiar.

Por estar no cargo de vice-prefeito, Inaldo Pereira não pode ser descartado, afinal será natural que ele tente a sucessão da prefeita Paula, que não pode ir para a reeleição. No entanto, soa como unanimidade que Pereira cresceu os olhos e queimou a largada ao tentar dar passos mais largos que a perna e foi reduzido a uma pequenez, a ponto de ficar numa espécie de ostracismo político. Mas como em anos anteriores, o ex-líder comunitário conseguiu dar a volta por cima e tornou-se um dos protagonistas, como em 2020.

Nessa relação acentuada, em uma segunda prateleira, ficam o atual presidente da Câmara Municipal, Fernando Muniz, o ex-candidato a prefeito Francisco Neto e o ex-candidato a vice-prefeito Tiago IESF.

O ainda chefe do poder legislativo é uma opção de nome para encabeçar uma chapa majoritária, essa possibilidade existe, mas é remota em virtude dos últimos acontecimentos. Fernando Muniz tinha tudo encaminhado para fazer seu sucessor na Casa de Leis, dormiu no ponto e acordou sendo engolido pela articulação de cravou o nome de Maru na presidência do legislativo. Com isso, a chance que era distante, reduziu quase a zero.

Nesse mesmo caminho está Francisco Neto. Conhecido do ramo empresarial na capital maranhense, em 2020 desbravou Paço do Lumiar em uma candidatura majoritária, depois disso se escondeu por um bom tempo, e de forma muito tímida reapareceu, dando uma sobrevida ao seu nome, que não poder ser rifada desta conjuntura.

Findando essa lista, Tiago IESF aparece como opção. Pouco provável que vá encarar as urnas novamente,no entanto o nome do empresário é ventilado nas rodas de conversa, mas barrado no cunho político, o que pode ser um empecilho para avançar no processo eleitoral.



Outros nomes da esfera política de Paço do Lumiar poderiam facilmente ser citados, mas pelo desempenho eleitoral dado aos seus candidatos, recall eleitoral e postura em relação ao cargo, facilmente são descartados do pareô. Claro que política é uma caixinha de surpresa, onde as coisas mudam muito rápido e tudo pode acontecer. Mas diante desse cenário, esses são de fato os possíveis nomes para disputar a prefeitura de Paço do Lumiar.

É aguardar e conferir!