Fred Campos (PSB), Francisco Neto (Novo), Jorge Marú, (Republicanos), Luana Peixoto (DC) e Nenzão Rocha (PMN) são oficialmente pré-candidatos, outras figuras políticas dependem do aval partidário.
O ano de 2024 chegou, e com ele as discussões políticas, que começam a fervilhar nos bastidores. Sexto maior município do estado do Maranhão, o eleitorado de Paço do Lumiar vive a expectativa de ter até sete candidaturas a prefeito, sendo destes seis homens e apenas uma mulher.
Fred Campos (PSB), Francisco Neto (Novo), Jorge Marú, (Republicanos), Luana Peixoto (DC), Nenzão Rocha (PMN) são oficialmente pré-candidatos e em tese tem o apoio de seus respectivos partidos políticos para disputar as eleições.
O ex-vereador Fred Campos virou o ano novo com o anúncio de mudança de legenda. Depois de ‘namorar’ o Movimento Democrático Brasileiro – MDB, agora o pré-candidato aceitou o convite de ir para o Partido Socialista Brasileiro – PSB, que passa a ser comandado pelo governador Carlos Brandão que tem apostado alto no ex-vereador que acumula derrotas no município.
O empresário Francisco Neto confirmou que vem de novo pelo Partido Novo para disputar o executivo municipal. Ele informou que a partir dos próximos meses começa a intensificar suas andanças pelo município para atrair novas lideranças políticas.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Marú segue em ascensão. Genuinamente luminense, com os pés no chão, o republicano é o nome que mais cresce nas pesquisas de intenção de votos e figura como segundo colocado, na cola do primeiro.
Luana Peixoto, que recentemente assumiu o comando do Democracia Cristã – DC, poderá ser a única candidata mulher na eleição de 2024. A ex-secretária do município tem conversado com outros pré-candidatos e visitado lideranças da cidade.
O jovem Nenzão Rocha tem buscado consolidar seu nome. Destemido, o empresário e suplente de vereador está filiado ao Partido da Mobilização Nacional – PMN, que no Maranhão é capitaneado pelo Clã Gonçalo. Além do aval do partido, Nenzão tem articulado apoio de outras legendas ao seu projeto.
PSOL estuda candidatura própria
Roberval do PSOL e Sargento Edmilson disputam a indicação do partido para concorrer a prefeitura de Paço do Lumiar. Os dois nomes são cotados para entrar na briga, porém o impasse segue dentro do partido, que definirá nos próximos meses qual rumo tomar.
Nas pesquisas que incluem o pré-candidato do Partido Socialismo Liberdade – PSOL, Roberval pontua com apenas com 2% das intenções de votos.
Nomes lembrados
Gilberto Aroso, Karla Maria e Bamal do Iguaíba são lembrados. Estes estão sem partido definido para disputar as eleições, sendo mais complicado entrarem de fato na disputa.
O ex-prefeito Gilberto Aroso, por exemplo, pouco tem aparecido no cenário político. Apesar do seu distanciamento, nas pesquisas ele aparece com uma margem de 4% a 7%. Há quem diga que o ex-gestor esteja mirando o Partido Democrático Trabalhista – PDT, para encarar o pleito de 2024, mas a tendência é apoiar algum dos nomes citados.
Karla Maria e Bamal do Iguaíba, que disputaram as eleições de 2020, também são lembrados nas pesquisas. O problema para os dois que afirmam ser pré-candidatos é justamente um partido para ‘chamar de seu’.