logo-pedro

Paço do Lumiar! O desabafo contundente da prefeita Paula Azevedo

PaulaAzevedo-3

Foto: Prefeita Paula Azevedo

Em uma espécie de carta aberta, neste domingo(24), a única prefeita reeleita na história política de Paço do Lumiar, sexta maior cidade no Estado, Paula Azevedo(PCdoB) usou as redes sociais para relatar o atual momento politico vivido no município.

A tentativa frustrada de colocarem nela a pecha de traidora, as tramas alicerçadas nos porões do Palácio dos Leões e a interferência política são alguns dos muitos assuntos abordados no documento.

Leia a íntegra o material publicada que vem sendo exemplo de resiliência:

Até que ponto os interesses pessoais e os laços de amizade devem prevalecer sobre o projeto político de fortalecimento da nossa Federação e do partido do nosso presidente Lula?

Com esses questionamentos, inicio este documento com o objetivo de relatar e registrar minhas incansáveis tentativas na atual conjuntura de dar continuidade à construção de um Projeto Político para Paço do Lumiar (MA), que seja democrático e fortaleça a Federação composta pelos partidos PV, PT e PCdoB.

Paço do Lumiar tem à frente de sua gestão, pela primeira vez, uma trabalhadora rural, com suas bases alicerçadas no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR, reeleita com mais de 25 mil votos válidos pelo partido PCdoB, o que faz de Paço do Lumiar o maior município do Brasil a ser governado por este partido. Trabalhei nas eleições de 2022 para eleger o presidente Lula, o Governador Carlos Brandão e o Senador Flávio Dino, que garantiram respectivamente 60,45%; 53% e 62,52% dos votos. Trabalhamos ainda na campanha dos candidatos a Deputados Estadual e Federal eleitos: Márcio Jerry, Carlos Lula e Rodrigo Lago, projetos exitosos, feitos à muitas mãos, inclusive pelas minhas e pelo povo luminense.

É importante destacar que, ao longo desses anos à frente desta gestão, mantivemos o diálogo aberto com os partidos que compõem nossa Federação, visando as eleições municipais de 2024, respeitando as orientações nacionais e estaduais, mas acima de tudo, respeitando e ouvindo a militância municipal, que é quem verdadeiramente sente os desafios que o município ainda enfrenta. Assim, se desenhou neste cenário o apoio à candidatura do atual Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru, que, embora atualmente seja de um partido de direita, caminhou nas eleições de 2022 com coerência, compreendendo a importância da consolidação do nosso projeto e trabalhando em prol da eleição do Presidente Lula, do Governador Brandão e dos deputados aliados.

A pré-candidatura de Jorge Maru recebeu o apoio da diretoria executiva dos partidos municipais da Federação e de sua militância local, sendo feita uma articulação para que o mesmo viesse a se filiar ao partido dos trabalhadores. É importante destacar que a consolidação em torno do nome do pré-candidato Maru teve como alicerce sua história política e de vida, na condição de servidor público, professor, nascido e criado no Maiobão, principal bairro do município, político experiente, e que, assim como Paula Azevedo, é liderança comunitária do povo. A construção e consolidação desta proposta política dariam ao PT o governo de uma das principais cidades do Maranhão e a continuidade de nossa federação e militância unida.

Contudo, o Governador Brandão resolveu apoiar a candidatura do maior empresário de Paço do Lumiar, do ramo da construção civil, que tem inúmeras licitações com o governo do Estado para execução de obras no município, obras estas que viraram verdadeiros palanques eleitorais. Apoiado ainda pelo Vice-governador do PT, Felipe Camarão, amigo pessoal do pré-candidato da oposição, e pelo Deputado Federal Rubens Junior do PT, que, juntos e articulados, retiram da Presidência do PSB, o presidente orgânico do partido, vereador Wellington Souza, entregando a Fred Campos a presidência do partido e a certeza de candidatura própria pela primeira vez pelo PSB. Observem que tal articulação ou projeto político coloca a Federação (PV, PT e PCdoB) e principalmente o Partido dos Trabalhadores em segundo plano nas eleições municipais de Paço do Lumiar.

Não sucumbindo à vontade do “Palácio dos Leões” e sob a injusta acusação de traidora do governo, tenho seguido de cabeça erguida e incansavelmente dialogando com os presidentes estaduais dos partidos que compõem nossa federação, para que possam se pronunciar sobre a aceitação da filiação de Jorge Maru ao PT e sua candidatura por este partido, para que possamos manter a Federação forte, unida e consolidada em um só projeto rumo a 2026. E a exatos 18 de março de 2023, faltando pouco para fecharmos as janelas de filiações e iniciarmos as convenções, a presidência do partido estadual do PT e dos demais partidos não se pronunciam, o que vem dividindo e fragilizando a militância, abrindo espaços para novas alianças, posto que o silêncio também fala e precisamos seguir.

Neste sentido, é importante registrar que jamais seguirei com um empresário que, no curso de nossa gestão, sempre tentou me descredibilizar perante o povo de Paço do Lumiar, questionando minha condição de mulher gestora, talvez pelo fato de eu ter origem humilde como trabalhadora rural, e não se dando por contente também questiona a capacidade técnica e política de minha equipe de gestão, formada em sua maioria por mulheres.

O que acontece hoje em Paço do Lumiar é a tentativa de que a atual gestão e seus seguidores venham a sucumbir a um projeto político “orquestrado” nos porões do poder, que não dialoga de forma democrática com os agentes políticos locais, não respeita a vontade popular, e simplesmente impõe suas vontades, cria palanques ilegítimos, antecipa campanha eleitoral através de obras e acordos que desrespeitam o jogo democrático de construção de um processo eleitoral correto.

Por fim, afirmo que sigo com os partidos abertos ao diálogo e na construção de um projeto que possibilite a classe trabalhadora ser representada fielmente, respeitando a vontade popular que há anos diz NÃO ao projeto político do pré-candidato Fred Campos. Sigo reforçando a importância de não perdermos de vista as eleições de 2026 e buscarmos fortalecer nosso Presidente Lula. Sigo reafirmando meu compromisso com o povo luminense, com o Brasil, com o presidente Lula, e assim, por minha luta e história de vida e trabalho, na condição de prefeita legitimamente eleita, exijo respeito à minha trajetória de mulher militante das causas sociais e de gestora pública de Paço do Lumiar (MA).