logo-pedro

Paço do Lumiar marca presença em evento promovido pelo Ministério da Cultura no Artur Azevedo

O Circula MINC teve como objetivo principal discutir a Lei Paulo Gustavo com os fazedores de Cultura

SÃO LUÍS –Representando a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), os assessores técnicos da Secretaria Municipal de Cultura de Paço do Lumiar, Elizandra Rocha, Edilson Gusmão e Carla Pereira, participaram nesta quinta-feira(15), das Oficinas sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), promovidas pelo Ministério da Cultura, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.


Segundo Elizandra Rocha, pelo plano de execução da LPG, já aprovado pelo órgão federal, o município terá mais de R$ 1,2 milhão para receber e aplicar. “Os recursos serão liberados a partir da segunda quinzena do mês de julho”, explicou.


As oficias promovidas pelo Ministério estão acontecendo em todo o Brasil, e têm como objetivo principal estimular a instalação dos Sistemas Municipais de Cultura em todo o território nacional.



“Estamos aqui para nós integrar cada vez mais às políticas nacionais. Já temos o órgão gestor, que é a Secretaria de Cultura; e o nosso Conselho Municipal de Cultura, recentemente eleito, será empossado ainda este mês; e também temos um Fundo de Cultura em funcionamento. É este o tripé que precisamos para organizar um Sistema Municipal de Cultura em Paço do Lumiar. E a nossa expectativa é que ele seja instalado e fortalecido, para garantir mais recurso para nos próximos anos”, finalizou Elizandra.


O Circula MINC, na capital maranhense, contou com a presença de gestores de vários municípios do Maranhão, além dos fazedores de cultura de diversos grupos e organizações artísticas e culturais do Maranhão. Na mesa de abertura, o Secretário de Estado Cultura do Maranhão Yuri Arruda e representantes do Ministério da Cultura e do Conselho de Cultura do Estado.


A programação teve início com uma apresentação artística e cultural do Boizinho Barrica e do Bicho Terra, que emocionou a plateia do Teatro Arthur Azevedo. Logo após a mesa de abertura, houve a explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), pela coordenadora geral do SNC, Micaela Costa. A parte da tarde foi dedicada às Oficinas da LPG, para informar e esclarecer dúvidas dos interessados sobre prazos da Lei e a liberação e aplicação dos recursos.