logo-pedro

Maranhão: investigação resulta na interdição de mais de 100 quilos de agrotóxicos

45849_whatsapp_image_2024_02_08_at_19.22.17_4163196084591005661_

Investigações da Polícia Civil, no município de Rosário, nesta semana, resultaram na apreensão de 110 Kg do agrotóxico Metarril WPE-9, um inseticida microbiológico em pó molhável, que estavam em embalagens plásticas de 1 Kg.

Por conseguinte, nessa quinta-feira (8), a polícia acionou a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) que enviou uma equipe técnica ao local da apreensão para mediar, coordenar e regular o processo de destinação adequada da carga apreendida, no referido município.

Vale ressaltar que os técnicos da Aged foram acompanhados de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e por agentes da Vigilância Sanitária Municipal, de Rosário.

Por questões legais e de segurança, o produto apreendido foi remanejado da Delegacia de Polícia Civil do município e, posteriormente, para um depósito da Secretaria Municipal de Saúde de Rosário, na Unidade Básica de Saúde da Cohab-II.

A Aged procedeu com a interdição da carga, por meio do Termo de Interdição/Desinterdicão – da Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal n° 001883 – Aged-MA, sendo que o material ficou sob a responsabilidade de um fiel depositário da Vigilância Sanitária Municipal de Rosário.

Em seguida, a equipe da Aged acionou a fabricante do produto para a execução do processo de política reversa (devolução do produto para a fábrica), do qual são legalmente responsáveis.

No local, encontrava-se, também, uma carga de produtos domissanitários (insumos para fabricação de produtos de limpeza doméstica), que ficaram sob a custódia do Serviço de Vigilância Sanitária Municipal para darem a devida destinação.