Após intensa campanha da Justiça Eleitoral, Imperatriz será o segundo município maranhense a ter segundo turno nas eleições para prefeito, a partir desta eleição de 2024. Antes, apenas a capital maranhense, São Luís estava apta para ter segundo turno, pois tem um número superior a 200 mil eleitores.
Neste sábado, 27, foi confirmado que Imperatriz chegou a marca de 200.095 mil eleitores, atingido o que determina a Justiça Eleitoral. O marco histórico foi realizado antes do prazo estabelecido pela corte, que é até o dia 8 de maio quando fecha o cadastramento dos eleitores regularizados para votarem.
A campanha para incentivar a população a regularizar o título, ou tirar a primeira vez, reuniu diversos representantes do segmento da sociedade civil em audiência pública conduzida pelo desembargador José Luiz de Almeida, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), onde foi discutido o tema, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.
José Luiz reforçou a importância da audiência, pois serve não só para estimular o(a) eleitor(a) a procurar o cadastramento eleitoral, mas também esclarecer dúvidas eleitorais, principalmente relativas às ações institucionais que estão sendo realizadas no município.
O juiz Delvan Tavares, que coordena a campanha – que está em andamento – informou que faltava um pouco mais de 6 mil eleitores(as) para atingir a meta de 200 mil, acreditando ser possível, principalmente com a adesão de toda a sociedade de Imperatriz, de vários órgãos públicos, classe política, associação comercial, sindicato rural e a imprensa. Ele frisou que a campanha foi intensificada com instalações de novos postos de atendimento e com um trabalho específico voltado aos jovens.
O ouvidor eleitoral Antônio Pontes Filho abordou os benefícios de uma eleição em um segundo turno, tais como a legitimidade maior do processo eleitoral e a antecipação das alianças políticas. Lembrou que para se atingir esse eleitorado é importante o envolvimento do jovem de 16 e 17 anos que, através do voto, é a esperança da mudança.
Como parte da campanha, parte dos membros da Justiça Eleitoral participaram de panfletagem no centro de Imperatriz tirando dúvidas da população sobre a regularização do título e assuntos do processo eleitoral.