Hemomar lança campanha Bloco do Doador

destaque_45645_whatsapp_image_2024_01_29_at_10.11.12_3_7484681407267397079_

O Bloco do Doador foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (29) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) em São Luís (MA). Com o tema “Vem ser feliz doando sangue no Carnaval do Maranhão” teve música, alegria e solidariedade. A recepção estava cheia, uma imagem boa em um período tão complicado do ano. Nas festividades carnavalescas, as pessoas costumam se ausentar das doações de sangue por conta da folia.

“É uma iniciativa importante, por isso fazemos todos os anos. Não podemos baixar a guarda nem descuidar um só momento. A necessidade de sangue é contínua e dependemos exclusivamente da sensibilidade das pessoas. Trabalhamos sempre com o objetivo de captarmos cada vez mais doadores”, frisou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.

As coletas externas neste período de pré-carnaval vão acontecer nos dois circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado. Na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea e na quarta-feira da próxima semana, dia 7 de fevereiro, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

“A intenção é que consigamos abastecer o banco de sangue para segurar este momento, que sabemos que as doações caem por conta que muitas pessoas consomem bebida alcoólica, perdem noites de sono, e portanto, ficam inaptas para doação. Então neste pré-carnaval já estamos conscientizando a população a procurar o nosso hemocentro e também teremos coletas externas coletas externas para captar mais doadores”, pontuou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

O vigilante Denilson Tobias Carvalho compareceu ao Hemomar nesta segunda-feira (29) para realizar mais uma vez esse exercício de solidariedade. “Eu acho bonito o gesto de doar sangue. Eu nunca precisei, mas o amanhã pertence a Deus e eu posso precisar do sangue de alguém. Já doei direcionado para pessoas que precisam, mas também de forma voluntária, para ajudar mesmo”, ressaltou o vigilante.

Assim como Denilson, dezenas pessoas foram ao Hemomar, na abertura do Bloco do Doador. Foliões que tiraram um tempo para poder doar sangue e melhorar o estoque de bolsas de sangue. “Sempre tem alguém precisando de sangue, seja por acidente, cirurgia ou algum outro fator. Sei que estou ajudando a salvar vidas e isso é o que importa”, disse o auxiliar de manutenção predial, André Felipe Souza Marques.

Apelo que alcançou também a atendente Sebastiana Cardoso da Costa Serra. “Doar sangue é doar vida! Temos que entender a importância de doar sangue durante todo o ano, não só quando alguém que você conhece precisa, doar de forma voluntária. Eu já vim doar direcionado, ajudando alguém, mas também de forma voluntária, tendo a certeza que estou ajudando pessoas”, reforçou a atendente.

 

Requisitos básicos para doar sangue:

– Apresentar documento oficial com foto;

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos;

– Pesar acima de 50kg;

– Dormir bem nas 24h anteriores a doação;

– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;

– Não ter exposto a situação de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.