logo-pedro

Em Paço do Lumiar, prefeita Paula Azevedo prestigia ação de Educação Ambiental promovida pelas SEMA E SEMAP

Ações de educação ambiental estiveram em pauta desta quinta-feira (22), na Sala 02 do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, na cidade de Paço do Lumiar.


A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) prestigiou evento que foi reflexo de uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Paço do Lumiar (SEMAP).

“Temos, em Paço do Lumiar, questões ambientais sérias que procuramos combater todos os dias, como o descarte irregular de lixo em terrenos abandonados, e até mesmo nas proximidades dos rios, o que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a saúde e a vida de animais e plantas”, discorreu a prefeita Paula, lembrando, em sua fala, da devastação de muitas áreas verdes, desde a década de 1990, quando mudou-se definitivamente para o município.

Para a gestora, a gestão ambiental passa, necessariamente, pela educação ambiental, com a conscientização de crianças e adolescentes para os danos, muitas vezes até permanentes, que as ações de descarte irregular de lixo, poluição dos rios e desmatamento podem resultar. “Já temos muitas áreas verdes destruídas ao longo dos anos, rios poluídos, e também alagamentos dentro da cidade, ocasionados por entulho e lixo jogado em lugares inadequados. Por isso, temos trabalhado também dentro das nossas escolas para conscientizar os nossos estudantes”, enfatizou a Prefeita Paula.

Na manhã desta quinta-feira, a SEMA, por meio de dois dos seus analistas ambientais, Jânio Lima e Raíssa Azulay, levaram palestras para os servidores do Executivo Luminense e sociedade civil, que trataram, entre outras coisas, sobre licenciamento ambiental, atos administrativos, recursos hídricos, educação e gestão ambiental.

A ação continua nesta sexta-feira (23), com novas palestras, dentro do projeto Educação Ambiental em Movimento, da SEMA. A secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Alberlucia Mendes ressaltou que o trabalho em conjunto é fundamental para que o município alcance resultados mais expressivos. “Os maus hábitos não podem ser normalizados, por isso, não medimos esforços para implementar na nossa cidade ações que somem com o trabalho de conscientização que já fazemos nas escolas, nas comunidades, por meio das redes sociais e mídia tradicional, e mesmo nas visitas técnicas a empresas e proprietários de terrenos e imóveis”, destacou Alberlucia, convidando a todos para as palestras desta sexta-feira, no IESF.