Na última quarta-feira (31), foi realizada no auditório do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís, a cerimônia de comemoração do 20° aniversário do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
Na solenidade, estiveram presentes diversas autoridades do setor da Segurança Pública do Maranhão, entre eles o delegado da Polícia Federal, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Dr. Cutrim.
Implantado no período em que comandou a SSPMA, Dr. Cutrim destacou a importância do CIOPS para o estado maranhense, em especial na Região Metropolitana de São Luís.
Os serviços funcionam 24 horas, e atendem as ligações do 190 que reúne as instituições envolvidas nos atendimentos de emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, com mais modernos recursos tecnológicos. Esse é o único número de acesso da comunidade aos serviços prestados, desonera o cidadão de pesquisa e compreensão de atribuições em momentos de emergência. O Centro engloba serviços de atendimento prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência prestados pela Polícia Civil, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística.
‘‘Nosso trabalho com o CIOPS começou a partir da ideia de integrar os serviços de segurança pública. Fizemos a reforma (do prédio) então passamos a estudar o sistema de Fortaleza (CE), que já estavam trabalhando, tinha também em Belém (PA), mas só que nesses lugares era atendimento para a Polícia Militar e eu queria um Centro que pegasse todo o sistema de segurança pública; Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros para ficar em um único ambiente. Pedi ao Coronel Machado que fosse aos Estados Unidos para ver o sistema de lá e era aquilo que nós queríamos, pegamos as ideias e começamos a montar’’, contou Dr. Cutrim ao destacar a história do CIOPS.
O experiente delegado da PF disse que no início enfrentou problemas de estrutura física, por conta das precariedades na linha de telefonia que não atendia a contento o centro. ‘‘Tinha o problema na telefonia. Porque tinha 190 da Polícia Militar, 192 do Samu e 199 da Defesa Civil. Então tivemos que ir na telefonia com um documento, solicitando que todas essas ligações caíssem no CIOPS e assim foi realizado. Inauguramos em 2004, com quase dez atendentes nesse centro de operações’’, frisou.
Segundo o ex-secretário, quando o CIOPS entrou em operação era uma equipe média de quase 10 teleatendentes, além de uma coordenadoria dos atendentes, assim como cerca de 10 profissionais para a equipe de despacho das ocorrências geradas.
‘‘Começamos com quase 10 atendentes no centro de operações de atendimento, onde tem um coordenador dos atendentes. Criamos uma equipe de 10 profissionais para o despacho, que fica um oficial da Polícia Militar, um da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Então ali, quando tinha o problema já ia buscar solucionar. A ideia nossa era ter em consenso com a prefeitura o Samu. No primeiro ano a prefeitura participou e depois abriu mão. O ideal hoje era se tivesse o Samu junto, evitaria gastos públicos’’, comentou.
Ao falar do CIOPS, Dr. Cutrim classificou como um momento de orgulho e satisfação comemorar os 20 anos desse setor tão importante para a sociedade. ‘‘Então o pessoal chamava na época que era o cavalo branco do Dr. Cutrim. Graças a Deus deu certo, estamos comemorando os 20 anos. Nós começamos com 10 atendentes, e parece que hoje tem 15, aumentou, mas era para ter dobrado. Tudo que tem de novo no sistema de segurança pública do Maranhão, que funciona, nós tivemos a grande participação na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro. Inclusive nos mexemos nas promoções da época, o salário, foi o maior aumento da história da Polícia Militar, desde a fundação’’, disse e complementou. ‘‘Nós criamos o colégio militar
Homenageado
‘‘Sentimento de dever cumprido!’’
Considerado um dos maiores nomes da segurança pública do Brasil, Dr. Cutrim foi um dos homenageados, e recebeu um certificado de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados em defesa e consolidação do CIOPS.
‘‘É uma satisfação! É o sentimento do dever cumprido! Porque graças a Deus tudo que foi feito até hoje, criado na nossa gestão está servindo a população, está rendendo bons frutos. Graças a Deus deu tudo certo estamos colhendo os bons frutos do que fizemos’’, destacou
Por meio das redes sociais, o Dr. Cutrim homenageou todos que compõem o CIOPS: Os parabéns hoje são para toda equipe do CIOPS – Centro Integrado de Operações de Segurança, que está completando 20 anos. Idealizado e implantado em nossa primeira gestão quando Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão entre 1997 a 2006.’, publicou.