A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (04), a Operação Eclesiastes 5, para o cumprimento de 11 mandados judiciais de busca e apreensão e medidas cautelares de bloqueio e sequestro de bens no valor aproximado de R$ 700 mil, em Imperatriz.
A ação é de combate à compra de votos nas últimas eleições municipais. O deputado federal Josivaldo JP (PSD) seria o alvo das investigações. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tinha confirmado, em 2024, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que desaprovou a prestação de contas de campanha do deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (PSD-MA), reeleito ao cargo nas Eleições 2022. O Plenário ainda manteve a determinação de restituição do valor de R$ 469.350,00 ao Tesouro Nacional, em razão de despesas irregulares custeadas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Os investigados teriam cooptado eleitores mediante fornecimento de combustível, em troca de votos para uma candidatura à prefeitura do município.
Os mandados visam aprofundar as investigações, além de assegurar a recuperação de ativos possivelmente obtidos de forma ilícita e utilizados com abuso de poder econômico. (Fonte: Daniela Bandeira)
