A Justiça Eleitoral do Maranhão cassou os mandatos de quatro vereadores eleitos em São Benedito do Rio Preto por abuso de poder econômico, corrupção e fraude nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada pela juíza Luciana Quintanilha Pessoa, da 73ª Zona Eleitoral.
Os vereadores José Walter Damasceno Araújo, Sandra Regina da Silva Costa, Romário Carvalho Andrade, Alexandre Araújo da Silva e José Luís Rodrigues Barbosa tiveram os mandatos anulados após a comprovação de que utilizaram recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para financiar campanhas e obter apoio político. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o esquema teria sido articulado pelo então prefeito Wallas Gonçalves Rocha, já cassado em outro processo por irregularidades semelhantes.
A investigação apontou que os valores desviados do Fundeb foram usados para custear despesas de campanha, como pagamento de cabos eleitorais, transporte e materiais de propaganda. A juíza destacou que as práticas configuram “abuso de poder econômico e político de extrema gravidade”, comprometendo a legitimidade do pleito. Outros suplentes citados no processo, como Alexandre Araújo da Silva, Maria Gardênia de Lima Pereira, Dario Erre Rodrigues, Lídia Monteles Carneiro e Nathalia de Cássia Costa de Mesquita, não tiveram mandatos cassados, mas podem responder em ações de improbidade administrativa e processos criminais.
