logo-pedro

Campanhas de conscientização, alegria e muita diversão marcam folia carnavalesca

Paquerar, dançar, beber, ou seja, se divertir, são coisas presentes entre os brincantes de Carnaval. Tudo isso, nas festividades carnavalescas, é permitido. O que não pode, de jeito nenhum, é faltar com respeito, é misturar bebida e direção, é contribuir com a exploração de crianças e adolescentes.

Este ano, para lembrar aos foliões de que é necessário ter consciência do que é certo e errado, o Governo do Maranhão realiza três importantes campanhas que, assim como a diversão e alegria, marcam as folias de Momo em todo o estado.
“Carnaval sem assédio e sem violência”, “No Carnaval, diga não à exploração sexual e ao trabalho de crianças e adolescentes” e “Direção Certa” são campanhas que buscam levar aos foliões informações sobre a importância do respeito à mulher, do enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e do cuidado com a sua vida e a do próximo.
Respeito à mulher
A campanha “Carnaval sem assédio e sem violência”, focada no respeito à mulher, não ocorre somente em São Luís, mas em todo o Maranhão. De maneira bem informal, a ação reforça a mensagem de que paquerar, beijar e se divertir fazem parte da folia do Carnaval, porém é preciso respeitar a vontade das mulheres.
Durante a campanha, os foliões recebem panfletos educativos e podem ter um momento de conversa com a equipe que realiza a ação. A ação é desenvolvida pela Delegacia Especial da Mulher de São Luís e tem como foco o combate à violência contra mulheres.
“A gente quer alcançar as mulheres com um canal mais aberto, mais informal. Sabemos que a violência contra as mulheres é algo comum e que precisa ser combatido; a campanha busca, justamente, orientar as mulheres de como proceder nessas situações e conscientizar os homens a respeitar a vontade da mulher”, pontuou a delegada da Delegacia Especial da Mulher, Kazumi Tanaka.
Diga não à exploração infantil
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), realiza a campanha “No Carnaval, diga não à exploração sexual e ao trabalho de crianças e adolescentes”.
A ação tem como foco sensibilizar os foliões e turistas que participam das festividades carnavalescas para o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Na ocasião, são realizadas abordagens informativas om funcionários e clientes de estabelecimentos onde correm os circuitos carnavalesco e de locais próximos. Ali, são feitas a entrega e afixação de materiais informativos como cartazes, adesivos e battons em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos visitados.
“O turista é muito bem-vindo, os foliões estão animados. A gente precisa dizer a eles: venham, brinquem, curtam a nossa cultura, mas as nossas crianças são sagradas. Não pode haver abuso, exploração infantil e juvenil e nem trabalho infantil. Estamos aqui para dizer não a exploração infantil”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Paulo Matos.
Álcool e direção não combinam
A campanha Direção Certa foca em promover ações de cunho educativo em bares, restaurantes e locais de consumo de bebida alcoólica, realizando teste de etilômetro, e entrega de material educativo, a fim de conscientizar e alertar acerca do perigo da conjugação de álcool e direção. A iniciativa ocorre durante o ano todo, mas no período de Carnaval tem sido ainda mais efetiva.
“Estamos conscientizando aos foliões que o perigo não está na direção. Pode beber? Pode sim, o que não pode é misturar é bebida com direção veicular. Muito cuidado. É importante que os motociclistas usem sempre o capacete e zero álcool. A gente tá aqui para trazer a segurança no trânsito”, pontuou Ariana Barros, instrutora de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).