Audiência de instrução vai começar a decidir futuro dos vereadores do Podemos de São Luís

PODE-1

A 1ª Zona Eleitoral de São Luís agendou para o dia 25 de fevereiro a audiência de instrução e julgamento de um processo que pode resultar na cassação dos mandatos de três vereadores eleitos pelo Podemos. Os parlamentares Wendell Martins, Fábio Macedo Filho e Raimundo Júnior são os principais alvos da ação, que aponta fraude à cota de gênero.

Além dos vereadores, outros membros do partido também estão sendo processados. A ação foi movida por Eduardo Bezerra Andrade, e sob a determinação da juíza Janaina Araújo de Carvalho, todas as testemunhas serão ouvidas em uma única sessão.

A investigação tem como um dos principais pontos a candidatura de Brenda Carvalho, que, apesar de ter recebido R$ 300 mil do fundo eleitoral, obteve apenas 18 votos nas eleições. Durante a campanha, ela estava no Rio de Janeiro, em viagem com o namorado, o que levanta suspeitas sobre a regularidade da sua candidatura.

Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheça a fraude, a cassação pode afetar o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Podemos, bem como os diplomas dos candidatos vinculados ao partido. A medida também implicaria na inelegibilidade dos envolvidos e na nulidade dos votos obtidos pela legenda, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. (Do Jornal Itaqui-Bacanga)