Noite de gala nesta sexta-feira(10), na quadra poliesportiva da Faculdade IESF no Maiobão, que recebeu jovens alunos de 30 escolas da rede pública municipal, estadual e da iniciativa privada de Paço do Lumiar, durante a abertura dos XIV Jogos Escolares Luminenses.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Marú(SD) que tem sido um grande incentivador da prática esportiva no município, prestigiou o evento, ao lado das parlamentares Mary do Mojó(PL) e Drielle da Pindoba(SD), à convite da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Marcelo Arouche e da Secretária Municipal de Educação, Kênia Guimarães.
Marú lembrou seus tempos de escola e falou sobre a importância de incentivar o esporte: “Bom seria se eu fosse tão jovem para participar de uma competição bonita e bem organizada como esta, com certeza hoje eu estaria muito ansioso para a estreia das competições. A prefeita Paula Azevedo e a SEMCEL estão de parabéns pelo trabalho. Sempre que dialogamos com a gestão, enfatizamos a importância de garantir igualdade para que os alunos disputem os jogos de forma justa. Para promover esse direito, propomos e participamos da entrega de kits esportivos para estudantes da rede pública e acompanhamos o planejamento dos jogos, por isso, tenho certeza que será uma competição justa”, concluiu o parlamentar.
Em 2024, mais de 1200 estudantes participarão das competições, nas modalidades: Futebol de Salão e de Areia, Vôlei de Quadra e de Praia, Basquete e Handebol. Além de organizar as competições, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-SEMCEL, a Prefeitura de Paço do Lumiar garantiu kits esportivos com bolas, uniformes e outros equipamentos para estudantes da rede pública de ensino.
As partidas do JELS 2024 acontecem de segunda a sexta, de 13 a 23 de maio em seis locais: Quadra do IESF, Vila São José, Vila Cafeteira, Quadra da CE Erasmo Dias, CE Domingos Vieira Filho e quadra da UEB Pão da Vida.
A prefeita Paula Azevedo comentou sobre as competições: “Os Jogos Escolares já são tradição em nosso calendário, por isso, não poderíamos fazer uma festa qualquer. Mobilizamos estudantes, gestores escolares, professores e pais de alunos para fazermos uma grande festa, que celebra a amizade, a competitividade saudável e a educação. Espero que todos aproveitem bastante cada modalidade”, concluiu.