Ganha força nos bastidores políticos, inclusive entre aliados próximos, a possibilidade de afastamento do prefeito Fred Campos (PSB) do comando da Prefeitura de Paço do Lumiar.
O motivo seriam as graves acusações reveladas pela operação “18 Minutos”, da Polícia Federal, que aponta Campos como um dos líderes de um esquema criminoso envolvendo o Judiciário maranhense.
Durante a campanha eleitoral de 2024, o prefeito chegou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, por determinação judicial, sob suspeita de envolvimento em diversas irregularidades: venda de decisões judiciais, liberação indevida de alvarás, manipulação na distribuição de processos e fraudes em cálculos financeiros.
De acordo com informações do site Antônio Martins, caso o afastamento se concretize, há um plano para impedir que a vice-prefeita Mariana Brandão (MDB) assuma o cargo. A alternativa seria colocar o presidente da Câmara Municipal como substituto. Segundo fontes próximas à gestão, a relação entre Fred Campos e Mariana Brandão estaria estremecida desde janeiro, com sinais de desgaste e falta de unidade.
Vale lembrar que a chapa formada por Campos e Brandão também responde a duas ações na Justiça Eleitoral, uma delas por abuso de poder político e econômico.