Durante uma coletiva nesta terça-feira (9), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a usar o poder econômico e militar do país para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo. A declaração veio após questionamentos sobre uma possível reação americana diante de uma eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leavitt destacou que a liberdade de expressão é “a questão mais importante do nosso tempo” e reforçou que Trump vê esse princípio como central para a democracia. Segundo ela, o governo já adotou medidas contra o Brasil, como sanções e tarifas, para pressionar o país a respeitar direitos fundamentais. No entanto, ela afirmou que, até o momento, não há novas ações previstas.
Trump, por sua vez, voltou a demonstrar apoio a Bolsonaro, criticando duramente o governo brasileiro, que classificou como “muito à esquerda radical”. Ele também acusou as autoridades brasileiras de estarem promovendo uma “execução política” contra o ex-presidente, que atualmente responde a um julgamento no STF por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.
