Empresa será responsável pelo fornecimento de material didático complementar para a rede municipal de ensino
A gestão do prefeito Fred Campos (PSB), em Paço do Lumiar, firmou um contrato no valor de R$ 3.017.390,00 com a LF Editora e Distribuidora de Livros Eireli, empresa sediada em São Luís. O acordo prevê o fornecimento de material didático complementar destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental do município.
O contrato, de número 45/2025, foi assinado pelo secretário municipal de Educação, Fábio Henrique Monteiro Ferreira, o Professor Fábio Henrique, e está disponível no Diário Oficial do Município.
Chama atenção o fato de a empresa contratada ter sido criada em 2020, segundo dados da Receita Federal. Localizada no bairro Apeadouro, em São Luís, a editora tem poucos registros de atuação pública e o documento oficial não apresenta informações sobre o capital social da empresa, nem detalhes técnicos sobre sua capacidade de atendimento ao contrato.

A proposta da contratação, segundo a gestão municipal, é apoiar o processo de ensino-aprendizagem com a implementação de novas práticas pedagógicas nas escolas. No entanto, o valor elevado do contrato e o perfil da empresa escolhida geram questionamentos sobre os critérios técnicos e a transparência do processo.
Até o momento, a prefeitura não se pronunciou sobre os critérios de escolha da fornecedora, nem detalhou como o material será distribuído nas unidades escolares da rede municipal.
