Uma demanda que poucos gestores encaram de frente é a regularização fundiária de terras. Primeiro pela burocracia do trâmite, e segundo pelo elevado custo do processo.
No entanto, mesmo com tantas barreiras, esta tem sido uma causa atendida nas áreas urbanas pela Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), e agora também na zona rural do município.
Na manhã desta quinta-feira, (25), a gestora esteve no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sede, para tratar do tema e levar respostas efetivas para mais de 300 famílias que aguardam pela regularização nas áreas rurais como Mojó, Tendal e Montanha Russa.
Participaram da reunião, membros do sindicato, que lidam com o manejo do campo na zona rural de Paço do Lumiar. O presidente do sindicato, Itamar Reis da Silva, o secretário financeiro, Alex Pereira, a secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-Semdes, Suelly Abreu, o adjunto da Semiu, César Filho, e a coordenador da comissão de regularização funciária, Jéssica Arruda. E também assessorando a prefeita, Josy Desterro e Val Lima acompanharam as tratativas.
A Prefeita Paula Azevedo esteve acompanhada na reunião por uma equipe de Infraestrutura, e de desenvolvimento social para ouvir a comunidade de agricultores. “Temos uma agenda bem grande já do Paço em Ação, mas estamos aqui para atender não apenas as demandas de regularização, mas também de outros serviços que podem chegar a todos por meio dos atendimentos sociais oferecidos por várias secretarias, que em breve chegará aos moradores da zona rural”, disse a prefeita Paula Azevedo.
No encontro esteve presente a coordenadora da comissão de regularização fundiária, Jessica Arruda, que explicou a situação aos filiados. “Já foi feito o cadastro e o levantamento nas regiões. O processo do povoado Montanha Russa já está no cartório sendo registrado, depois será a vez de Mojó, e por último o Tendal, que é a maior área”, explicou a coordenadora.
A secretária da Semdes, Suelly Abreu, falou sobre os atendimentos sociais que são oferecidos pela Prefeitura. “Temos diversos programas sociais que a comunidade pode está inserida, mas também queremos trazer uma etapa do Programa Paço em Ação para a zona rural, pois sabemos e entendemos que é uma região que também precisa desse acompanhamento”, explicou Suelly Abreu.
Post Views: 11