PIONEIRISMO: Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias passam por capacitação em Paço do Lumiar

Capa_1550
Objetivo é detectar casos suspeitos de Hanseníase e encaminhá-los para o serviço de saúde. FOTO: DIVULGAÇÃO
Ações de combate à hanseníase e tuberculose no Município de Paço do Lumiar terão reforço dos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e Agentes de Endemias. Nesta sexta-feira (05), esses profissionais passaram por capacitação para ações básicas de controle dessas doenças.
Paço do Lumiar é o primeiro município maranhense a receber esse tipo de treinamento. A qualificação aconteceu no auditório da Igreja Sagrada Família e foi ministrada por técnicos da secretaria de estado da Saúde.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elza David, Paço do Lumiar é o pioneiro nesse tipo de capacitação para os ACS e ACE. “Paço do Lumiar está sendo o projeto piloto neste treinamento para os ACS e ACE, que tem como objetivo capacitar esses profissionais para as ações básicas de controle da tuberculose e hanseníase”, explica a coordenadora.
De posse das informações sobre como irá funcionar essa busca ativa, os Agentes Comunitários e os Agentes de Endemias terão condições de detectar casos suspeitos da doença para encaminhamento ao serviço de saúde e colaborar com a busca ativa de pacientes de casos novos e faltosos, o que vai facilitar o diagnóstico precoce.